Iniciado no dia 27 de junho, o treinamento Auditoria em Educação, iniciativa da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), voltada ao corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), teve seu último dia de atividades nesta terça-feira, 11.  

Ao longo de seis módulos, os participantes puderam acompanhar explanações sobre a Nova Lei do Fundeb; o Plano Nacional de Educação (Lei Nº 13.005/2014); Prestação de Contas da Educação; e Auditoria em Merenda Escolar. Um vasto conteúdo que permite um melhor desempenho na fiscalização e controle dos gastos realizados com o ensino público. 

Os tópicos foram abordados por integrantes da Corte e também por convidados, como o servidor do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Luiz Cláudio Viana; o membro do Instituto Gesto - organização sem fins lucrativos que colabora com o fortalecimento da gestão pública nos municípios e estados brasileiros - Josué Passos Subrinho; e a servidora da Secretaria de Estado da Educação, Ednéia Elisabete Cardoso Sobral.  

PHOTO-2023-07-10-09-06-43.jpg

Na manhã da segunda-feira, 10, Ednéia Sobral, que é coordenadora de projetos do Departamento de Apoio e Assistência do Estudante da Seduc, expôs sua experiência sobre a implantação do sistema de distribuição e controle dos alimentos na rede de ensino do Estado.

"É um completo esclarecimento das etapas que envolvem o PNAE, demonstrando como são realizadas as compras, toda a distribuição, a importância dos profissionais envolvidos em todo o processo, a atenção que devemos ter com a qualidade da alimentação que oferecemos aos nossos jovens e os demais pontos que envolvem o fornecimento de alimentação nas escolas públicas do estado”, disse a pedagoga.  

PHOTO-2023-07-11-12-48-20.jpg

O encerramento ficou a cargo das integrantes da Casa, as analistas de controle externo I, Érika Almeida e Rosiane Cerqueira, que complementaram a abordagem sobre a temática de auditoria em merenda escolar. “Apresentei a experiência vivenciada na 4ª Coordenadoria de Controle e Inspeção, dividindo o cronograma de execução e apresentando as matrizes de planejamento e achado, resultados deste trabalho. Um compartilhamento para que possamos atuar com mais eficácia durante as auditorias”, destacou Érika Almeida. 

De acordo com Rosiane Cerqueira, o tema faz parte do planejamento desenvolvido pela Diretoria Técnica, que contempla o direcionamento das atividades de controle que serão realizadas. “O objetivo é sempre qualificar o corpo técnico e fechamos esse ciclo com um tema muito importante. A alimentação escolar representa um valor social imensurável e recebe um aporte de recursos que carece de nossa atenção”, pontuou. 

Ao final do ciclo, a coordenadora da Ecojan, Karla Andrade, afirmou que mais ações pedagógicas serão desenvolvidas ao longo do segundo semestre. ​

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Diego Smith