A fim de proporcionar novos conhecimentos aos seus servidores, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), por meio da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), promoveu nesta segunda-feira, 22, a palestra “Inteligência Emocional e Bem-Estar”, conduzida pelo juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), Marcelo Gurgel.

Com formação em Inteligência Emocional e pós-graduação em Psicologia Positiva pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), o palestrante possui publicações sobre o assunto. Na apresentação, ele ressaltou a importância do conhecimento sobre as próprias emoções, bem como o impacto do desenvolvimento de habilidades emocionais para o bem-estar das pessoas.

2205-01.jpg

"O meu objetivo é despertar algo que o indivíduo talvez não esteja percebendo e que esteja resultando em ‘dor’ e sofrimento. Desenvolver a inteligência emocional mostra um novo caminho para lidarmos com as adversidades de um jeito melhor, pois o ser humano possui a tendência de ser conduzido pelos estímulos externos, é como estivéssemos sendo levados. Então é trazer para si essa consciência e conduzirmos tudo de maneira melhor, com mais satisfação e bem-estar”, disse o palestrante. 

2205-02.jpg

De acordo com a coordenadora da Escola de Contas, Karla Andrade, a iniciativa buscou contribuir para o desenvolvimento da habilidade comportamental dos participantes. “Saber lidar com nossas emoções influencia em todas as relações, e, especificamente no ambiente profissional, contribui para a cooperação, melhora a convivência e a rotina e resulta em mais eficiência e produtividade”, disse a coordenadora.

2205-03.jpg

​Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Diego Smith​