​A aula “Gestão de Risco e Controle Preventivo na "Lei  n.º 14.133/21”, proferida pela professora Tatiana Camarão, deu seguimento nesta terça-feira, 5, ao 2º Ciclo de Capacitação em Licitações e Contratos Administrativos, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), através da sua Escola de Contas (Ecojan).

O encontro pedagógico foi iniciado pelo conselheiro Carlos Pinna de Assis, que reforçou o compromisso da Ecojan na promoção de iniciativas que contribuem com a gestão pública. “A dra. Tatiana já esteve em Aracaju e é um prazer recebê-la aqui novamente, mesmo que de uma nova maneira. Ressalto o grande privilégio para Sergipe e para o TCE ao poder contar com uma especialista com vasto conhecimento e reconhecida nacionalmente”, afirmou  o conselheiro.

0510-PHOTO-2021-10-05-12-24-48.jpg

​Graduada e com mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Tatiana Camarão é professora da pós-graduação da PUC/MG e autora de livros. Ela destacou a importância da governança na administração pública. “Nós temos que mudar as contratações da gestão pública e isso só é possível com a implantação da governança. Falo da criação de processos e estruturas a fim de que tenhamos controle, transparência e eficácia nessas contratações”, afirmou Tatiana.

A professora pontuou também sobre liderança, de modo a promover um conjunto de condições mínimas para o exercício da governança, a fim de obter o alcance dos resultados esperados pela organização. 

"É imprescindível que os responsáveis pela alta administração nos órgãos e entidades públicas, assim como os profissionais que ocupam as principais posições da área de contratação, sejam capacitados e competentes com as contratações públicas”, ressaltou Tatiana.

De forma didática, a professora salientou a relevância de todas as fases do processo licitatório, como o plano anual de contratação, estudo técnico, a gestão de riscos e o termo de referência, com foco para os desafios do gerenciamento dos riscos que podem impactar negativamente no alcance dos objetivos definidos pela organização para as contratações. “O objetivo é identificar, classificar, tratar e definir os responsáveis pelas ações de tratamento e ações de contingência”, afirmou a palestrante. ​

Responsável pela conclusão dos trabalhos da manhã, o conselheiro substituto do TCE/SE, Francisco Evanildo de Carvalho, agradeceu a participação da professora e parabenizou todo corpo do Tribunal envolvido no 2º Ciclo de Capacitação em Licitações e Contratos Administrativos.​