Skip Navigation LinksInício > Conteúdo

TCEs de Sergipe e Alagoas concluem mais um ciclo de capacitações no interior

"De forma conjunta, trouxemos os Tribunais para mais próximo dos municípios com o que há de melhor em termos de conhecimento". Assim o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Carlos Pinna, sintetizou o resultado do Seminário Interestadual dos Tribunais de Contas de Alagoas e Sergipe.

Em sua segunda edição, a iniciativa teve seu último dia de atividades nesta sexta-feira, 17, no Fórum do município de Piranhas, onde estiveram presentes servidores, vereadores e prefeitos de 15 municípios alagoanos.

Desta vez o conselheiro Otávio Lessa, presidente do TCE de Alagoas, abriu o evento dizendo vê-lo como um momento em que os gestores podem buscar uma vida política e administrativa dentro do que determina a lei.

"Mostramos que estamos no caminho certo, pois, dentro das nossas possibilidades, munimos os gestores públicos da oportunidade de terem técnicos qualificados, totalmente aplicados, para que possam cumprir a legislação", destacou Lessa. 

Este segundo momento de atividades proporcionou mais duas palestras com temas semelhantes aos do dia anterior, quando o Seminário ocorreu em Canindé de São Francisco.

Inicialmente a diretora técnica do TCE/SE, Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza, tratou do Tribunal de Contas como Instrumento da Cidadania, enquanto o analista técnico do Sebrae/SE, José Américo dos Santos, falou sobre "O estímulo aos pequenos negócios como forma de promover o desenvolvimento dos municípios”.

"É sempre muito enriquecedor vermos esse tipo de iniciativa. Nós às vezes nos enclausuramos nas nossas tarefas e esquecemos de socializar aquilo que sabemos e conhecer a experiência de outros Tribunais de Contas", avaliou o conselheiro Fernando Toledo, do TCE/AL, que esteve presente nos dois dias do encontro. 

A ação também chamou a atenção do juiz substituto da comarca de Piranhas, Rômulo Vasconcelos: "é importante interiorizar esses eventos, essas discussões, levando para os jurisdicionados, ao cidadão, aos representante das câmaras de vereadores, que passam a ter essa oportunidade", observou. 

Uma parceria entre as Escolas de Contas dos TCEs de Sergipe e de Alagoas viabilizou o Seminário cuja realização beneficiou servidores de 33 municípios dos dois estados. "De tão exitoso outros mais virão, quem sabe com a participação de outros órgãos", concluiu o conselheiro Anselmo Brito ao fazer o encerramento das atividades. 

Pelo lado de Alagoas, os municípios contemplados foram: Piranhas, Água Branca, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Inhapi, Maravilha, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.