Com o objetivo de capacitar os servidores do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), a Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan) deu início nesta sexta-feira, 5, ao treinamento Áreas Temáticas do Plano Anual de Auditoria 2022. 

Dividido em dois módulos compostos por seis aulas que serão ministradas até o fim do mês de agosto, o curso foi aberto com a aula magna “Pressupostos Constitucionais de Auditoria em Controles Internos”, proferida pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello. 

0808-1.jpg

​O treinamento foi idealizado diante da necessidade de discussão do Plano Anual de Auditoria para o exercício deste ano, que foi aprovado pela Resolução TC nº340, de 14 de dezembro de 2021. 

Durante a abertura, João Augusto Bandeira de Mello falou sobre a importância de traçar os caminhos das diretrizes capacitando os servidores. “Nesta manhã explanei uma contextualização na relevância dos controles internos e dos principais pontos que possam trazer maior resultado possível em termos de concretização dos interesses públicos nos municípios e entes auditados e que tragam um sentido de unidade para todas as ações que o Tribunal venha a realizar, sejam ações de auditoria ou os Termos de Ajustamento”, disse o procurador-geral, que ainda destacou que a capacitação traz como princípio básico a incessante busca da Corte de Contas pelo melhor cumprimento das leis e normas.

0808-2.jpg
A segunda aula acontece na segunda-feira, 8, com a temática "Auditoria em Controle Interno" sendo explorada pelo coordenador de Controle Interno do TCE, Fábio José da Silva.​

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Diego Smith