(14/05) - O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), por meio da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), retomou nesta quinta-feira, 14, o Projeto TCE Cidadão. Devido à atual necessidade de isolamento social, em função da pandemia do coronavírus, a ação ocorreu pela primeira vez no formato virtual.

No decorrer da manhã, cerca de 100 estudantes de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) assistiram à sessão plenária e, em seguida, a uma palestra proferida pelo professor e procurador da Fazenda Nacional, Matheus Carvalho, com o tema “A Responsabilidade Extracontratual do Estado e a atuação dos Tribunais de Contas".

“É bom ver os órgãos públicos se preocupando em levar informação para a população”, afirmou o professor, que na ocasião foi saudado pelo diretor da Ecojan e responsável pela ação, conselheiro Carlos Pinna. “É uma oportunidade de aprendizado e que permite que colaborem com o controle social”, comentou o conselheiro.

O convite aos estudantes e ao palestrante partiu da professora da disciplina Direito Administrativo II e diretora técnica do TCE/SE, Patrícia Verônica Sobral de Souza, que ressaltou a importância de se levar o projeto para o ambiente virtual.

“Manifesto o meu agradecimento, em nome da Un??iversidade Tiradentes, a todos os envolvidos no sucesso desta edição do Projeto. Destaco ainda o trabalho do presidente Luiz Augusto Ribeiro e o diretor da Ecojan, conselheiro Carlos Pinna, que viabilizaram a realização através de esforços contínuos, agregando profissionais de várias áreas do TCE/SE ”, disse

A atividade também foi bem recebida pelos estudantes. “Vai muito além do que apenas exibir a fiscalização e utilização do dinheiro público que é gasto pelo governo, é uma verdadeira escola de conhecimento, cujo principal objetivo é o fomento da cidadania”, comentou o acadêmico Alex Torres Santos.

De igual forma avaliou a universitária Sara Costa dos Santos: “Foi uma edição enriquecedora e colaborativa para a formação acadêmica visto que na sala de aula a vivência é apenas teórica e com este projeto pôde se deparar com a parte prática do funcionamento da uma sessão de um Tribunal de Contas”.

A coordenadora da Ecojan, Karla Pinna, pontuou que foi muito satisfatória a primeira experiência do TCE Cidadão virtual, uma vez que “o objetivo do projeto de aproximar os alunos do Tribunal de Contas, apresentando um pouco das atividades desempenhadas por esta Corte,  restou alcançado da mesma maneira, visto que todas as etapas foram realizadas como na visita presencial, em que os alunos assistem à Sessão Plenária, e após a uma palestra, inclusive com sorteio de livros”.

Ela destacou ainda que neste mês terão mais quatro edições, e que a tendência, diante do atual cenário, é que o projeto seja realizado em sua forma virtual em diversas ocasiões.

PROGRAMAÇÃO DO TCE CIDADÃO VIRTUAL

1405-tce2 (1).png