Skip Navigation LinksInício > Conteúdo

Alunos de Direito acompanham sessão plenária do TCE

A Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan) promoveu mais uma edição do “TCE cidadão” nesta quinta-feira, 12. Na ocasião, alunos do curso de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE).

Os estudantes participaram da visita acompanhados pelo professor José Fontes Félix, da disciplina de Direito Civil. Apesar de tratar de direito privado, o professor aponta que há semelhanças interdisciplinares. “Existem algumas semelhanças importantes na fundamentação e aplicação do direito público e a disciplina a qual leciono”.

Depois de assistirem à sessão do pleno, os estudantes presentes seguiram para um palestra ministrada por Fábio José, coordenador de controle externo do Tribunal. O tema abordado foi “Contratos Administrativos: Normas de Direito Público X Normas de Direito Privado”.

Esta foi a primeira vez que o professor Félix trouxe seus alunos ao TCE, apesar de já ter experiências parecidas em outros órgãos. “É muito interessante contextualizar a teoria com como ela é aplicada na prática, além de ser muito proveitoso para os alunos. Parabenizo o TCE pela iniciativa, de todos os lugares que já levei minhas turmas o Tribunal de Contas foi o mais organizado”.

Para as alunas Carolina Alves e Ananda Rodrigues, oportunidades como esta devem ser aproveitadas para melhorar o aprendizado. “Fiquei impressionada com a condução do julgamento dos processos. A linguagem é acessível, mas percebe-se o zelo técnico”, disse Carolina. “O entendimento é fácil, como deve ser para atingir a toda a população”, completou Ananda.



Matéria: Yasmin Barreto