Skip Navigation LinksInício > Conteúdo

Ação pedagógica do TCE capacita mais de 100 servidores públicos em Canindé do São Francisco

O município de Canindé de São Francisco, distante 200 quilômetros de Aracaju, sediou na tarde desta quinta-feira, 16, a segunda edição interestadual do Projeto TCE Itinerante. A ação é resultado de uma parceria entre as Escolas de Contas dos TCEs de Sergipe e de Alagoas, com o objetivo de capacitar servidores públicos para que melhor desenvolvam suas atividades.

Neste primeiro dia de atividades, mais de 100 servidores públicos de 15 municípios sergipanos foram contemplados com palestras ministradas no auditório do Hotel Águas do Velho Chico. Já nesta sexta, 17, as aulas ocorrerão no município de Piranhas (AL), tendo como público-alvo servidores de outros 18 municípios alagoanos. 

Idealizador da parceria entre as Cortes de Contas, presidente do TCE/SE, conselheiro Carlos Pinna, foi o responsável pela abertura do encontro. "Mais uma vez estamos aqui em Canindé diante de um corpo técnico significativo e qualificado. Esperamos dar nossa contribuição para que os municípios estejam sempre buscando o aprimoramento e melhor prestando os seus serviços", colocou Pinna. 

Duas palestras integraram o conteúdo programático em Canindé: primeiro, o conselheiro-substituto do TCE/AL, Alberto Pires, falou sobre o Tribunal de Contas como instrumento de cidadania; em seguida, a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae/AL, Maria Izabel Vasconcelos, trabalhou a importância do estímulo aos pequenos negócios como forma de promover o desenvolvimento do município.

"Nessa época em que o país vivencia uma crise, é importante os tribunais trazerem essas informações, esse auxílio, pois entendemos que o objetivo do tribunal, não é punir, mas sim orientar, e isso dá uma segurança maior ao gestor de fazer a coisa da forma correta", afirmou o prefeito anfitrião do evento, Heleno Silva. 

O conselheiro Carlos Alberto Sobral, diretor da Escola de Contas do TCE/SE, enalteceu o êxito do evento e também destacou sua relevância: "aqui se aprende mais sobre cidadania, que é um conjunto de direitos que dão ao cidadão instrumentos para que possa fiscalizar a administração pública e seus possíveis equívocos", colocou. 

Em meio aos presentes estavam os conselheiros-substitutos do TCE/SE, Rafael Fonseca e Alexandre Lessa, bem como os conselheiros do TCE/AL, Anselmo Brito e Fernando Toledo, e os procuradores do Ministério Público de Contas alagoano, Rafael Alcântara e Gustavo Albuquerque.

Alcance

Em Sergipe foram alcançados servidores dos municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre, Gararu, Feira Nova, Itabi, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Glória, Graccho Cardoso, Cumbe, Canhoba, Aquidabã, Nossa Senhora Aparecida e Carira.

Já em Alagoas, serão contemplados servidores dos municípios de Piranhas, Água Branca, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Inhapi, Maravilha, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.