​​​​

TCE treina servidores de nove municípios para preencher corretamente questionários do IEGM

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), através da sua Diretoria Técnica, realizou a quarta rodada de treinamento sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) 2019 com servidores de nove municípios sergipanos, nesta segunda-feira, 21, no miniauditório da Escola de Contas. 

O evento, que tem como objetivo promover conhecimentos técnicos, teóricos e práticos para o desenvolvimento correto de preenchimento dos questionários do IEGM, conta com a instrução da assessora de Planejamento do TCE, Adenilde Tavares, e o gerente de projetos, Wallace Hora.
IMG_6223.JPG
“O treinamento dá orientações aos gestores municipais a implantar os processos e controles que são inquiridos nos questionários e no seu preenchimento”, pontua a assessora de Planejamento, destacando a participação de servidores de áreas diversas dos municípios, como Controle Interno, Planejamento, Saúde e Educação.

Os servidores treinados nessa edição foram de Muribeca, Malhada dos Bois, Cedro de São João, Telha, Amparo de São Francisco, Canhoba, Aquidabã, Itabi e Graccho Cardoso. 

De acordo com Isabelita Barreto, representante de uma empresa que presta serviço de assessoria no Controle Interno do município de Malhada dos Bois, a cada ano está sendo mais fácil preencher os questionários do IEGM. “Nos primeiros anos, o preenchimento foi um pouco no susto, mas com o passar do tempo tivemos mais esclarecimentos e agora está mais tranquilo preencher os questionári​os com todas as informações corretas... o nosso maior problema é na parte de planejamento e tecnologia, então acaba tendo uma avaliação baixa nestas áreas. É importante o Tribunal fazer capacitação nesta área e conscientizar os gestores”, explica Isabelita. 

IMG_6262.JPG

Municípios alcançados
Até o momento já foram treinados servidores de 26 municípios, mas até o final do ano contemplará todos os municípios sergipanos. A próxima rodada será terça-feira, 29, e alcançará os municípios de Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe, Gararu, N. Sra. de Lourdes, Feira Nova, Cumbe e N. Sra. das Dores. 

As inscrições para o treinamento devem ser feitas através do e-mail da Escola de Contas: ecojan@tce.se.gov.br, já com os nomes dos seis servidores municipais escolhidos pela Prefeitura e os respectivos CPFs.

O IEGM permite ao Tribunal de Contas e aos municípios jurisdicionados medir e acompanhar o desenvolvimento da gestão pública e instrumentalizar o controle social. Além disto, proporciona instrumentos para avaliar sete das principais dimensões de políticas públicas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação, permitindo a autoavaliação dos jurisdicionados nessas importantes áreas de gestão.

IMG_6295.JPG

​​