Técnicos da Justiça Eleitoral conhecem experiência do TCE na digitalização de processos

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) recebeu nesta quinta-feira, 12, técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), que visitaram o órgão para conhecer a digitalização de processos, com o objetivo de implementar ação semelhante.

O coordenador da Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT), Miguel Melo, compartilhou todo o processo de digitalização com a equipe do TRE, que esteve no arquivo com os documentos físicos ainda restantes, e na sala em que o trabalho de digitalização acontece.

De acordo com Miguel, atualmente, o Tribunal de Contas conta com cerca de 17 mil processos ativos já digitalizados e apenas 150 processos na forma física. Desde 2017 todos os processos já são encaminhados ao TCE pelos sistemas online - nenhum dentre os novos documentos é recebido em papel.
IMG_8764.JPG
“Hoje temos praticamente todos os processos antigos digitalizados e os novos já nascem eletrônicos. O resultado dessa transformação já é sentido: os processos estão mais céleres e, em comparação com o ano passado, mais que o dobro de processos já foi julgado. Estamos colhendo bons resultados e é positivo que possamos compartilhar a nossa experiência com órgãos parceiros do TCE, como é o caso dessa visita do TRE”, explicou.

O assessor de planejamento da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE, Evandro Lima, explicou que o órgão passa no momento pela contratação de empresas para também implementarem o sistema de digitalização de documentos. Para ele, a visita contribuiu para o conhecimento do processo e aprendizagem.

“Estávamos com algumas dificuldades nesse assunto, pois nos baseávamos apenas em editais, então tivemos a ideia de visitar algum órgão que já tivesse passado por esse procedimento para contratarmos com a menor dificuldade possível. Tivemos uma surpresa bastante agradável com o trabalho realizado pela equipe de modernização. Acredito que a visita servirá para queimarmos etapas no nosso processo; aproveito pra parabenizar a qualidade desse trabalho feito aqui e esperamos chegar a esse mesmo nível de excelência que o TCE conseguiu”, disse.