​​​​

Servidores do TCE/SE participam do 5º Fórum Nacional de Auditoria

​Integrantes do corpo técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) participaram do 5º Fórum Nacional de Auditoria, ocorrido nestas quinta e sexta-feira, 22 e 23, no auditório do TCE do Paraná (TCE/PR), em Curitiba.

Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com a Escola de Gestão Pública do TCE/PR, o evento teve como público-alvo servidores dos órgãos de controle externo de todo o país.

Representaram a Corte sergipana os Analistas de Controle Externo II, Gidel Matos, Shara Lessa, Edna Queiroz e Cássio Dantas; e a Analista de Controle Externo I, Aline Lima.

Tendo como temática central "O Monitoramento e o Controle de Qualidade das Fiscalizações dos Tribunais de Contas", o Fórum contou com explanações sobre as práticas internacionais de controle de qualidade e monitoramento; a implantação das normas internacionais de auditoria no Brasil e a Norma Brasileira de Auditoria do Setor Público (NBasp) nº 40, que trata do controle de qualidade da fiscalização.

Também ganharam destaque no encontro as fiscalizações de obras públicas​. "Foram apresentados estudos de casos demostrando a importância de ações céleres e do acompanhamento das decisões dos TCEs de forma concomitante à execução das obras, atuando assim antes do dano ao erário acontecer, evitando a fiscalização após a conclusão das mesmas, onde é bastante reduzida a efetividade das ações dos TCEs", comentou Cássio Dantas. 

Já Shara Lessa enfatiza a oportunidade proporcionada pelo Tribunal ao estimular o aprimoramento técnico dos seus servidores. "É um incentivo ao esforço para a produção de trabalhos de alta qualidade” concluiu.

​​