Estudantes de Direito destacam conhecimento adquirido em aula prática no TCE/SE

"Essa visita superou minhas expectativas; ao assistir à sessão, entendemos a complexidade dos julgamentos, as divergências, os votos”. O comentário é do estudante do 8º período do curso de Direito, Breno Almeida, que esteve presente na sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado (TCE) manhã desta quinta-feira, 14.

Breno foi um dos alunos do Centro Universitário Ages, da cidade de Paripiranga (BA), que compareceram à Corte de Contas para mais uma edição do TCE Cidadão - projeto desenvolvido pela Escola de Contas (Ecojan), com o intuito de apresentar o funcionamento do órgão aos universitários.
IMG_3170.JPG
Na ocasião, eles foram acompanhados pela professora Monise Gonçalves de Santana, que leciona a disciplina Direito Municipal. Segundo ela, este tipo de ação estimula os alunos no processo de aprendizagem.

“Conheci o projeto pelo site do Tribunal de Contas e foi um processo muito fácil entrar em contato e agendar essa atividade. Hoje meus alunos tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra que está alinhada ao nosso conteúdo, além de toda a importância da visão humana e de assistirem ao trabalho feito no Pleno. A visita também ajuda a criar um respeito pela instituição e pelo trabalho aqui exercido”, explicou.
IMG_3718.JPG
A professora fez referência à palestra “O Tribunal de Contas e o Sistema Constitucional de Controle Externo”, apresentada pelo coordenador jurídico do TCE, Marcos Brito, logo após os estudantes deixarem a sessão plenária.

Para Breno Almeida, a oportunidade lhe proporcionou um conteúdo mais preciso da disciplina que vem estudando. "Conseguimos compreender a amplitude e o alcance do Direito Municipal. No interior, um dos primeiros campos de atuação para quem se forma em Direito é no município, estamos nos aproximando da nossa realidade", concluiu o estudante.