​​​​

TCE/SE terá seus procedimentos e práticas avaliados pela Atricon

Nos próximos dias 11, 12 e 13 deste mês, o Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) será avaliado por uma comissão da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) que tem analisado os procedimentos internos, estrutura física e quadro de pessoal das Corte de Contas de todo o país.
 
A Comissão de Garantia da Qualidade da Atricon é composta por conselheiros e técnicos de diferentes tribunais de contas do país. Eles têm avaliado se os diversos setores dos órgãos de controle seguem os pontos, as padronizações e as boas práticas recomendadas pela Associação.
 
São cerca de 500 critérios distribuídos entre 28 indicadores que, por sua vez, se dividem em oito temáticas diferentes, como "Independência e marco legal", "Estratégia para o desenvolvimento organizacional", "Estruturas de gestão e apoio", "Recursos humanos e liderança", entre outros.
 
Também serão analisados aspectos como agilidade e tempestividade; normas; metodologia e resultados de auditorias; além da comunicação (interna e externa) e gestão das partes interessadas. Ao final, será definida a nota final do TCE/SE que constará no relatório da Associação junto aos demais Tribunais avaliados.
 
A avaliação consiste numa nova etapa do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), ferramenta de gestão para autoavaliação do funcionamento do TCE em comparação com boas práticas internacionais e diretrizes estabelecidas pela Atricon.
 
No TCE/SE, a ação é conduzida pela Comissão de Avaliação, composta pela gerente de projetos do Tribunal, Carina Farias; o coordenador do Núcleo de Assessoria Estratégica, Wagner Silva; e as analistas de controle externo II, Vanessa Reis e Érica Fontes.​​
​​