​​​​

Tribunal de Contas capacita servidores com novos aspectos da contabilidade pública

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE) promove desta segunda-feira, 4, até a próxima quarta-feira, 7, o curso prático “Lançamentos e Elaboração de Análise das Demonstrações Contábeis, Simulando a Realidade Gestora”, voltado aos servidores da área fim do próprio Tribunal.

Com carga horária de 24 horas, a capacitação visa evidenciar as _MG_2538.JPGmudanças da contabilidade pública, orientando os participantes sobre as análises que devem ser feitas às novas demonstrações contábeis; na medida do possível informatizando estas análises, agilizando o trabalho e diminuindo o quantitativo de horas demandadas.

O palestrante é o auditor de Controle Externo do TCE do Espírito Santo, Marcelo Rodrigues Rosa, que destacou como um dos principais pontos do curso o confronto de valores entre as demonstrações contábeis, análise vertical e horizontal. 

“Inicialmente, estamos abordando a parte das mudanças de receita e despesa, quando é orçamentária e quanto é patrimonial.Os participantes já têm feito algumas perguntas, como sobre a manutenção de equipamentos, de veículos e imóveis, que deve registrar como manutenção, e quando aumentar, porventura, o benefício futuro do bem, se deve mobilizar”, explicou o palestrante.
 
O analista de controle externo do TCE, Vanderson Melo, destacou a _MG_2557.JPGimportância desta capacitação. “O tema do curso e também o conteúdo envolve aspectos da contabilidade pública; principalmente, as demonstrações contábeis que a gente analisa durante análise das contas anuais como também no cotidiano dos nossos trabalhos”, comentou o servidor.  
​​