TCE promove treinamento sobre eSocial para servidores e jurisdicionados

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) promoveu para os jurisdicionados e corpo técnico da Corte de Contas o Workshop eSocial, que é o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas. A ação ocorreu nesta sexta-feira, 21, no auditório do Tribunal, e contou com a capacitação do consultor especializado no eSocial, Adison Ferreira.

O vice-presidente do TCE, conselheiro Carlos Alberto Sobral, abriu o treinamento e destacou a importância da utilização do eSocial no setor _MG_8648.JPGpúblico. “O papel do Tribunal de Contas é fomentar aquilo que é mais importante em uma Corte de Contas, que é fiscalizar, mas fiscalizar procurando ajudar aqueles que fazem a coisa pública no sentido de ficar mais eficiente e rápida. E o eSocial é uma ferramenta que centraliza as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Facilita a fiscalização e facilita o controle do próprio gestor, que saberá como está pagando e quanto está pagando”, disse o conselheiro.

Na avaliação da coordenadora de Contabilidade do Tribunal de Contas, Denise Leite, o eSocial provoca para toda administração pública uma grande mudança de comportamento. “Toda administração pública, que antes era uma ilha, isolada, agora vai transmitir dados para uma base que é da Receita Federal. É sumamente importante que a gente esteja qualificado e antenado porque, a princípio, o prazo é janeiro de 2019, ou seja, a data já está se aproximando. Todas a unidades gestoras e o Tribunal de Contas têm que estar alinhados e prontos para transmitir suas informações de forma correta para o eSocial”, explica a coordenadora.

Mudança organizacional

O facilitador do Workshop, Adison Ferreira, parabenizou a iniciativa do Tribunal de Contas ao abrir espaço para o tema do eSocial, que tem sido _MG_8716.JPGrecorrente nas instituições públicas. Ele acredita que esta nova plataforma do Governo Federal deverá trazer uma série de benefícios, mas também muitos desafios, como de controle interno e de sistemas de controles.

“A mudança de cultura organizacional é um dos principais desafios. Do ponto de vista de legislação, não teve muitas alterações. O eSocial traz uma nova forma de cumprir com as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. No fundo, estas mudanças vão fazer com que as pessoas façam movimentação de pessoal diferente, cumpram com suas obrigações de Saúde e Segurança de Trabalho de forma diferente. Afinal de contas, a plataforma é eletrônica”, explica Adison Ferreira.