Opiniões

Equipe do TCE visita escola em Estância onde estudante foi baleado

Uma equipe vinculada à conselheira Susana Azevedo, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), esteve nesta terça-feira, 25, na Escola Municipal Gabriel Jasmin, localizada no município de Estância, onde, no dia anterior, um estudante foi atingido de raspão na cabeça por um tiro de revólver durante um assalto.

Responsável pela área de controle e inspeção da qual faz parte o município, a conselheira determinou a visita para avaliar a situação da segurança pública no âmbito das escolas locais. Em paralelo a isso, foi avaliada a funcionalidade da unidade educacional, sua estrutura física, merenda ofertada aos alunos, transporte escolar, entre outros aspectos.

A conselheira está desenvolvendo um projeto de melhoria na educação básica no município de Estância, mas diante desse fato específico, algumas medidas já estão sendo tomadas para checar a questão da segurança nas escolas, a começar desta visita", explicou o assessor André Vieira.

Com o avanço no projeto de acompanhamento educacional, a perspectiva é que a ação do Tribunal proporcione um incremento no desempenho obtido pelo município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Acompanhado de secretários do município, o prefeito Gilson Andrade esteve na ação e destacou o apoio dado pela Corte de Contas no sentido de elevar a qualidade do ensino local. "Fomos procurados pelo conselheira e assumimos o compromisso de fazer essa parceria; dessa forma o Tribunal cumpre seu papel de órgão orientador e não só punitivo. É algo muito significativo para que possamos ofertar um ensino melhor para nossos alunos", comentou.

Além da escola, a equipe do TCE passou ainda pela sede local do Ministério Público, bem como na Secretaria de Defesa Social, como forma de checar as medidas que vêm sendo adotadas para dar uma resposta à sociedade após o episódio ocorrido na Gabriel Jasmin.​