​​​​

Corpo técnico do Tribunal de Contas aprova treinamento em Auditoria Avançada

O segundo de três módulos do Curso de Auditoria Avançada oferecido pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), por meio da Escola de Contas (Ecojan), aos analistas de controle externo II e analistas controle externo I, foi concluído na tarde desta sexta-feira, 10. Nesta fase, o ponto principal foi sobre a execução da auditoria, enquanto que na primeira foi concernente ao planejamento.
 
_MG_6843.JPGO secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União no Mato Grosso do Sul (TCU/MS), Tiago Modesto Costa, foi o responsável pelos três dias de capacitação do corpo técnico do TCE. Em setembro, ele irá retornar para abordar sobre relatório e monitoramento de auditoria. “No relatório, a gente vai construir uma peça que se consiga comunicar e convencer de maneira eficiente. No monitoramento, a gente vai trabalhar a forma de persistência. O que se precisa fazer até mudar uma situação que precisa ser mudada”, adianta o capacitador do TCU.
 
O analista de controle externo II - Área de Auditoria Governamental Carlos Alves dos Santos, destacou a nova forma de olhar a auditoria como um dos pontos mais importante da capacitação. “O curso trouxe normas internacionais e técnicas de auditorias que já conhecíamos, mas que não aplicávamos como uma metodologia específica... Não tenho dúvidas de que se nós aplicarmos o que aprendemos no primeiro módulo sobre planejamento e, agora, sobre execução, nós mudaremos significativamente a efetividade das nossas auditorias”, afirma Carlos.
 
_MG_6859.JPGPara o analista de controle externo I, Enedino Silveira, estes módulos têm sido um “processo revolucionário” no Tribunal de Contas. “Reciclar é necessário a vida inteira. Na atividade que exercemos mais ainda pela quantidade de normas e legislações... Este é um tipo de treinamento que aproxima o servidor que faz a auditoria das normas internacionais, isto ajuda a padronizar e aumentar o nível de confiança e segurança dos relatórios”, garante Enedino.  
 
Na avaliação da analista de controle externo I, Erika Fontes de Almeida, a atualização de conhecimento na área é importante para o aperfeiçoamento técnico a fim de realizar relatórios mais sedimentados. “Fazemos trabalhos mais relevantes quando tecnicamente se estrutura este trabalho, deixando mais amarradinho, para que possa ter um efeito social relevante”, conclui Erika._MG_6853.JPG
​​