​​​​

Tribunal de Contas recebe cerca de 70 estudantes de Direito

Alunos da Universidade Tiradentes passaram a manhã desta quinta-feira, 19, acompanhando os trabalhos do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). A atividade extraclasse é uma experiência oferecida pelo projeto TCE Cidadão, que busca aproximar a comunidade do Tribunal.

1904-tce.JPGComo parte da programação, os estudantes assistiram à palestra proferida pelo coordenador da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), Ismar Viana, que tratou do tema "A Constituição Federal de 1988 e o controle externo da administração pública exercido pelos Tribunais de Contas".

"Como este ano comemoraremos 30 anos da promulgação da Constituição, a proposta é tratar o papel dos Tribunais de Contas dentro do contexto da Constituição Federal de 1988, com ênfase na estrutura e funcionamento, bem como nos aspectos controvertidos e polêmicos relacionados ao processo de controle externo. Como o PL 7448/2017 é pauta do dia, também trataremos sobre o que poderá mudar no aspecto processual dos Tribunais de Contas do Brasil, caso venha a ser sancionado pelo Presidente da República”. explicou.

Faz parte ainda do projeto a oportunidade de acompanhar a atuação do colegiado na sessão do Pleno. Observar o trabalho de conselheiros, procuradores e advogados é um dos pontos de destaque no aprendizado dos estudantes. Nesta edição, os 1904-tce2.JPGalunos foram estimulados pela professora de Direito Administrativo Marilia Sant'Ana, na ocasião representada pela diretora técnica do TCE, professora Patrícia Verônica.

Para a aluna Juliana Azevedo, esse tipo de atividade apresenta um aspecto novo dentro do processo de constituição do profissional. "É enriquecedor participar desse tipo de projeto. É muito importante não ficar preso à sala de aula na nossa formação profissional, ficar apenas na teoria. Presenciei alguns aspectos que já havia aprendido em sala de aula e vi também coisas novas. Assim ganhamos um conhecimento ampliado, pois na prática sinto que captamos muito mais e solidificamos a teoria da sala de aula".

1904-tce3.JPG
​​