Live do MP de Contas orienta controladores internos dos municípios sergipanos

O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello, esteve à frente de uma live na manhã desta sexta-feira, 23, voltada aos gestores e técnicos com atuação nos controles internos dos 75 municípios sergipanos.

Intitulada “Bate-papo Controle Interno: Responsabilidade do gestor público”, a ação foi transmitida pelo canal do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) no YouTube e obteve mais de 200 visualizações junto aos profissionais responsáveis por controlar e assegurar a legalidade dos atos das gestões em Sergipe.

"O intuito é fazermos uma aproximação com os anseios da gestão pública municipal, especialmente dos controles internos, de modo bem objetivo, sem tantos formalismos, para que possamos atacar sempre as raízes dos problemas e superar eventuais obstáculos para que as gestões públicas municipais funcionem bem”, comentou Bandeira de Mello.
PHOTO-2022-09-23-10-52-46.jpg
Durante a transmissão, foram apresentadas conclusões decorrentes do Workshop Sobre a Atuação do Controle Interno Municipal, promovido pelo MP de Contas no último mês de maio.

"Percebemos que há muita dificuldade de planejamento e falta rotina de procedimentos, algo que facilita a vida, inclusive, de novos servidores”, comentou o procurador-geral, enfatizando a necessidade de maiores investimentos nas estruturas física e de pessoal das controladorias, além da importância do trabalho integrado entre o controle interno e as demais secretarias municipais.

A responsabilidade dos gestores públicos com a estruturação “de um sistema de controle interno confiável” também foi destacada. Segundo Bandeira, o setor deve funcionar “como um sistema de prevenção à corrupção e, mais do que isso, uma prevenção à má gestão”.

O procurador-geral ainda reservou espaço para esclarecer dúvidas do público por meio dos comentários enviados em tempo real.

Clique aqui e confira a live na íntegra. ​

Fotos: Cleverton Ribeiro
Texto: Hádam Lima