Servidor do TCE/SE recebe o Título de Cidadão Aracajuano

​A Câmara Municipal de Aracaju (CMA), atendendo a uma indicação do ex-vereador da capital e poeta sergipano Francisco Santos, o “Chico Buchinho”, concedeu o Título de Cidadão Aracajuano ao servidor do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), o jornalista, professor, escritor e pesquisador Gilberto Francisco Santos, conhecido como Gilfrancisco. A outorga da honraria coube a atual vereadora de Aracaju, Emília Corrêa, em solenidade realizada no gabinete da presidência da CMA, na tarde dessa terça-feira, 9. O conselheiro Carlos Pinna de Assis representou o TCE na solenidade.

Ao justificar a homenagem, Chico Buchinho entende que a concessão do Título pelo parlamento municipal é o reconhecimento da trajetória e da dedicação de Gilfrancisco. “A meu ver uma das homenagens mais merecidas. Gil tem dedicado toda à sua vida para a pesquisa, para fazer o resgate histórico de pessoas, de personalidades que não podem ser esquecidas pelos aracajuanos e sergipanos em geral”.

PHOTO-2022-08-09-18-06-15 2.jpg
A vereadora Emília Corrêa não escondeu a satisfação pela oportunidade de outorgar a honraria para o escritor e pesquisador. “O ex-vereador Chico Buchinho me deu a honra de participar deste momento tão especial de entrega deste Título. Nosso professor Gilfrancisco tem dedicado sua vida à pesquisa, à educação e aos seus escritos. Aracaju é quem ganha com um cidadão tão especial e que representa o casamento perfeito do jornalismo com a pesquisa”.

Carlos Pinna

O conselheiro Carlos Pinna enalteceu o gesto da Câmara Municipal de Aracaju não apenas com Gilfrancisco, mas com o Tribunal de Contas de Sergipe. Além de também avaliar como justa a homenagem, Pinna disse que “eu tenho responsabilidade por essa aproximação de Gil com o nosso TCE, que sempre esteve atento para os talentos culturais. Gil é um baiano especial cujo passe nós, sergipanos, compramos em definitivo. São quase 10 anos de muita colaboração e incentivo ao nosso Tribunal. Uma homenagem justíssima!”.

O homenageado

PHOTO-2022-08-09-18-06-15.jpg
Por fim, Gilfrancisco fez uma saudação aos presentes e agradeceu a iniciativa do ex-vereador e à vereadora Emília Corrêa. “Estou em Sergipe há 27 anos já e, durante todo este tempo, venho me dedicando às pesquisas sobre temas diversos, mas que sempre têm relação com o Estado e a nossa capital. São mais de 15 livros já com relação direta com Aracaju. Estou bastante satisfeito com esta interação com a cidade nestes meus 70 anos de vida e fica o sentimento profundo de gratidão por esta honraria”, disse o escritor e servidor do TCE/SE, que meses atrás também foi condecorado com o título Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Sergipe (UFS). ​

Fotos: China Tom (CMA)