​​​​

Técnicos do TCE utilizarão laboratório para fiscalizar obras de pavimentação

​Em meio às melhorias inauguradas pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Clóvis Barbosa, na manhã desta quinta-feira, 21, está o Laboratório de Ensaios e Controle de Materiais de Pavimentação, que permitirá ao corpo técnico do Tribunal avaliar obras de pavimentação em todas as suas etapas, desde a preparação do solo até a aplicação da capa asfáltica.

Instalada num prédio anexo ao Tribunal, a nova estrutura será utilizada para mostrar se o asfalto utilizado nas vias e rodovias sergipanas cumpre as espeficicações exigidas nos respectivos contratos.

"Assim poderemos atuar no momento em que a obra está sendo realizada, para acompanhá-la e determinar que as empresas contratadas façam a correção dos possíveis erros encontrados antes do pagamento e evitar prejuízos aos cofres públicos", explica o conselheiro Clóvis Barbosa.

O equipamento é capaz de mostrar, por exemplo, os índices de compactação, o traço do asfalto (mistura de componentes), e o percentual de ligante existente no pavimento (material que dá liga que une todas as outras substâncias que compõem a massa asfáltica).

Ainda por meio da novidade, os técnicos do TCE poderão retirar amostras do asfalto e colocar no equipamento, para avaliar itens como umidade, compactação, durabilidade e coesão do pavimento.  As medidas vão ajudar os analistas a definir se o produto aplicado nas vias está de acordo com as especificações do edital.

​​