​​​​

Tribunal inaugura Unidade de Informações Estratégicas para Auditoria

O conselheiro Clóvis Barbosa, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, inaugurou uma série de obras e inovações, nesta quinta-feira, 21, dentre estas se destaca a da Unidade de Informações Estratégicas para Auditoria, que leva o nome do Procurador Carlos Waldemar Resende Machado, falecido no dia 14 de agosto, em São Paulo, aos 72 anos. “Com esta inauguração, o Tribunal de Contas de Sergipe está entre os tribunais mais moderno e tecnológico do país”, declarou Clóvis Barbosa.

_MG_8910.JPG​​O Diretor de Modernização e Tecnologia (DMT), Cláudio Luiz da Silva, faz coro ao discurso do presidente do TCE. “Esta unidade é o que existe de mais moderno em órgão de Controle Externo porque é uma unidade que coloca mais informações, e mostra mais indícios de irregularidades nas unidades jurisdicionadas elevando a capacidade de enxergar do Tribunal de Contas”, disse o diretor.

Na avaliação dele, a unidade permite que o Tribunal deixe de trabalhar de forma reativa, ou seja, apenas recebendo informação ou denúncia para poder apurar, passando a ser proativo. “Teremos cenários onde poderemos antecipar a existência de indícios em qualquer esfera da _MG_8933.JPGgestão pública sergipana”, explica Cláudio Luiz. Só para se ter uma ideia, o mapa térmico do painel indica que quanto mais vermelho for o município, mas indício de problemas. Na esfera estadual é a mesma situação. Através de retângulos se vê a quantidade possível de indícios de qualquer órgão de todos os poderes.

Homenagem
Antes do descerramento da placa, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, lembrou sobre a importância de Carlos Waldemar para o órgão e do apoio a Clóvis Barbosa quando foi informado da ideia da homenagem. “Uma unidade que tem por missão pensar obsessivamente na boa aplicação do recurso público, na boa gestão pública, era a Unidade ideal para homenagear doutor Carlos Waldemar porque ele era uma pessoa que pensava o tempo todo na boa gestão pública e interesse público”.

_MG_8865.JPGA esposa do homenageado, Maria Auxiliadora Resende, agradeceu ao Tribunal de Contas por lembrar de Carlos Waldemar. “É muita emoção porque ele amava este Tribunal. Ele sempre foi muito justo, muito dedicado, e levava a sério todas as atividades. Era preocupado com a gestão de qualidade, ética, moral, e deixou um grande exemplo para os filhos. Ele trabalhou aqui durante 42 anos e foi uma vida de muito amor e seriedade”, disse a esposa. 
​​