​​​​

TCE Cidadão proporciona novos conhecimentos para estudantes universitários

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), através da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), realizou nesta quinta-feira, 21, uma nova edição online do Projeto TCE Cidadão. A iniciativa visa criar oportunidades para que estudantes universitários conheçam na prática o funcionamento da Corte.

A coordenadora da Ecojan, Karla Andrade, recepcionou os estudantes e, em nome do diretor da Escola de Contas, conselheiro aposentado Carlos Alberto Sobral, agradeceu a todos que somaram esforços para a realização do projeto, enaltecendo o papel da professora Patrícia Verônica Sobral de Souza, que integra o corpo técnico do TCE e foi a criadora do Projeto TCE Cidadão.

Responsável por convidar os alunos da disciplina Direito Administrativo II, da Universidade Tiradentes (Unit), a professora reforçou o compromisso da Corte de Contas com a formação dos cidadãos e a integração da Casa com a sociedade sergipana. “O Projeto aproxima a instituição Tribunal de Contas de todos, divulga como funciona o trabalho desta Casa e também tem como objetivo a discussão de temas relevantes”, disse a Patrícia Verônica.

 PHOTO-2021-10-23-18-51-38.jpg

Após acompanharem parte da sessão plenária, os mais de 120 estudantes presentes virtualmente puderam assistir à palestra “Repercussões da Reforma Administrativa na vida do Servidor Público”, proferida pelo advogado e professor Marcos Torres de Brito.

Em sua explanação, ele pontuou a relevância do debate em torno da Reforma Administrativa, visto que boa parte dos estudantes de direito desejam ingressar no serviço público. ”Mesmo os que não desejam trabalhar no serviço público terão sua vida impactada. É através do servidor público que o Estado é personificado”, disse Brito. 

O palestrante falou ainda sobre pontos como ingresso no serviço público, estabilidade nas carreiras, a avaliação durante o estado probatório, quebra de isonomia, o regime previdenciário e tantas outras mudanças que compõem a PEC 32/2020. “O objetivo aqui é iniciar o debate, e que vocês despertem o interesse e participem de forma direta da análise da PEC 32/2020”, finalizou Marcos.

O aluno Luiz Fernando de Melo Lima foi um dos participantes, avaliando com entusiamo a manhã. "O evento é de suma importância para os estudantes de direito e para a própria sociedade. Uma vez que acompanhamos a sessão pública realizada pelo Tribunal de Contas de Sergipe, percebemos o esforço do mesmo em transparecer os seus atos, aprimorando a Administração Pública em benefício da sociedade”, enfatizou o jovem. 

"Quero parabenizar a todos os envolvidos na realização do evento, em especial à professora Patrícia Verônica, que é uma profissional exemplar, sempre se dedicando totalmente ao que faz, é uma professora que abre oportunidades para que os seus alunos conheçam além do que é dado em sala de aula. Obrigada por todo aprendizado e conhecimento, a palestra foi excelente e o tema abordado é de grande pertinência”, reforçou a aluna Lara Mirely.

A próxima edição do TCE Cidadão acontecerá no dia 04 de novembro.​

​​