​​​​

Escola de Contas: Webinário aborda medidas para retorno seguro às atividades presenciais

​Seguindo agenda de trabalhos no ambiente virtual, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), por meio da sua Escola de Contas (Ecojan), promoveu na manhã desta segunda-feira, 14, o Webinário "Como retornar ao trabalho presencial”. 

Conduzida pelo diretor da Ecojan, conselheiro Carlos Pinna, a iniciativa reuniu 167 inscritos, número que, em sua maioria, inclui servidores da Casa e de outros órgãos públicos, como secretários de saúde de alguns municípios sergipanos. Em suas palavras iniciais, o conselheiro destacou o conhecimento técnico dos conferencistas, ressaltando ainda a importância de elucidar detalhes sobre a Covid-19 e o desenrolar da pandemia.

Primeira palestrante da manhã, a conselheira do TCE/SE, Angélica Guimarães, que é médica, compartilhou preocupação em torno dos alarmantes índices da pandemia em Sergipe e no restante do país, mas também pontuou a profunda relevância do retorno seguro ao convívio social e profissional - uma convivência com benefícios cientificamente comprovados. 

"A nossa Carta Magna assegura que saúde é direito de todos e dever do Estado, mas o Estado brasileiro vem desconsiderando essa premissa”, disse a conselheira, ressaltando ainda o caos da saúde pública no país, mas também destacando o potencial do SUS e enaltecendo o incansável e fundamental trabalho dos profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros.

Referência na medicina sergipana, o cardiologista Antônio Carlos Sobral Sousa ilustrou sua participação com muitos dados técnicos, demonstrando resultados de pesquisas feitas por renomadas instituições científicas em todo o mundo. Dr. Sousa esclareceu sobre os sintomas da Covid-19; riscos de contágio; os perigos da automedicação; a necessidade  das medidas de prevenção, como uso de máscara e distanciamento social; o surgimento de variante do coronavírus; os mecanismos utilizados nas vacinas disponíveis; e também sobre a importância da vacinação em massa para o retorno gradual das atividades. 

"Após a vacina, ainda devemos manter todos os cuidados, pois a quantidade de pessoas vacinadas em nosso país ainda é muito pequena. Quanto mais barreiras colocarmos, mais difícil se torna a propagação do vírus. Esse futuro retorno deve ser cercado de muita segurança em todos os estabelecimentos, com total vigilância e acompanhamento individualizado”, salientou o médico.

Outro conferencista foi o coordenador do Serviço Médico do TCE/SE, doutor José Aragão Figueiredo, que tem orientado as posições do órgão nos cuidados com a preservação da saúde dos servidores, além de fazer o acompanhamento diário da evolução da pandemia, especialmente em Sergipe. ​

Em meio ao público que acompanhou a ação virtualmente esteve ainda a diretora técnica do TCE, Patrícia Verônica. ​

​​