​​​​

Conselheiros do Tribunal de Contas prestam homenagens a Ilma Fontes

​O legado da jornalista e produtora cultural, Ilma Fontes, falecida no último sábado, 3, aos 73 anos, ganhou destaque no Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), em sessão ocorrida nesta quinta-feira, 8, sob a presidência do conselheiro Luiz Augusto Ribeiro. 

Ao propor voto de pesar, o conselheiro Carlos Alberto Sobral descreveu Ilma Fontes como “uma figura de destaque nos meios culturais sergipanos”, acrescentando ter “muito a lastimar pelo seu falecimento”.

O conselheiro Carlos Pinna relembrou da trajetória da jornalista, que também era formada em Medicina e atuou na área da psiquiatria. “Fica um vazio na vida cultural de Sergipe; Ilma foi uma das das mais ativas sergipanas nos últimos tempos”, disse Pinna. 

“Atuou na vida cultural em múltiplas atividades, no cinema, literatura, no jornalismo cultural; na imprensa alternativa, fazia matérias de grande interesse para o público leitor que lhe era muito fiel”, acrescentou o conselheiro. 

Além de publicar livros e produzir e roteirizar filmes, por quase 15 anos Ilma se dedicou à curadoria do espaço cultural da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), inclusive durante as gestões dos então deputados estaduais, Ulices Andrade e Angélica Guimarães, hoje membros do colegiado do TCE.

“Ela deu sua contribuição naquele espaço cultural durante muitos anos, de 2003 a 2017, e participou ativamente da cultura sergipana. Então, o nosso último abraço e nossa solidariedade para toda a família”, colocou a conselheira Angélica Guimarães. 

Presentes na sessão virtual, se somaram ainda aos votos de pesar a conselheira Susana Azevedo, o conselheiro Flávio Conceição e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Luis Alberto Meneses. 

Acácia Ribeiro

Os conselheiros e o procurador-geral prestaram solidariedade também pelo falecimento de Maria Acácia Carvalho Ribeiro, irmã do conselheiro-presidente, no mesmo sábado, 3. “Quero externar meus sentimentos a toda a família; era uma pessoa do bem e muito querida”, comentou o conselheiro Ulices Andrade. Acácia Ribeiro foi vereadora no município de Lagarto, onde exercia a função de secretária-adjunta da Assistência Social. 

*Foto: César ​de Oliveira


​​