​​​​

Turma de Teoria Geral do Processo participa do projeto TCE Cidadão

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe recebeu na sessão do Pleno desta quinta-feira, 16, estudantes de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), alunos da disciplina Teoria Geral do Processo, cujo professor é Guilherme da Costa Nascimento. A ação do Tribunal faz parte do projeto TCE Cidadão, que permite aos universitários conhecerem a instituição e a prática da condução de uma sessão.
 
Além de acompanharem a sessão do Pleno, os estudantes assistiram_MG_9288.JPG a palestra sobre “Sistema Processual de Controle Externo”, com o advogado e servidor do TCE, Marcos Torres de Brito. “Para que o Estado possa cumprir e dar concretude aos direitos e garantias fundamentais é essencial que os recursos que estejam disponibilizados ao tesouro sejam bem utilizados à disposição de todos e, assim, possam garantir na prática os direitos e as garantias fundamentais delineadas na Constituição”, explicou o palestrante.
 
O estudante de Direito Felipe de Oliveira Santana ficou satisfeito com a experiência extraclasse. “Gostei bastante desta experiência que ainda não tinha tido muito contato. Agora que fui apresentado fiquei com mais interesse em me aprofundar nesta área e, quem sabe, tentar algum cargo futuramente”, disse o aluno, que começou a estudar Direito focando, inicialmente, a área Penal.
 
Na avaliação do professor da Unit responsável pelos alunos, é _MG_9403.JPGimportante os estudantes conhecerem o Tribunal de forma teórica e prática. “Sempre aperfeiçôo minhas turmas de Teoria Geral do Processo com este projeto TCE Cidadão, trazendo os alunos para um contato direto com a prática, principalmente, nesta área administrativa já que os alunos padecem de uma noção maior da funcionalidade do Tribunal de Contas diante da Constituição Federal”, disse o professor.

​​