​​​​

Estudantes de Direito assistem a sessão e aprendem sobre papel do TCE

Nesta quinta-feira, 10, estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) visitaram o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) como parte do projeto TCE Cidadão, organizado pela Escola de Contas. Esta edição recebeu a turma de Direito Administrativo II, sob responsabilidade do professor Rafael Soares de Cerqueira.

Seguindo a programação prevista pelo projeto, os alunos de Direito _MG_5082.JPGforam recebidos na sessão plenária e conferiram de perto como acontecem os julgamentos das contas dos gestores. Puderam ainda acompanhar o trabalho dos conselheiros, procuradores de contas e advogados envolvidos nas funções executadas num Tribunal de Contas.

Para o professor Rafael, que já está em sua segunda participação no TCE Cidadão, o projeto é uma oportunidade de conhecimento que todos deveriam aproveitar. “Aproxima bastante os estudantes de um órgão que integra a administração pública e tem uma responsabilidade muito grande. A partir da visualização do funcionamento da sessão plenária, dos julgamentos e depois das palestras na Escola de Contas, é possível que os alunos não só compreendam o funcionamento interno do TCE, como quebrem visões distorcidas sobre administração pública e queiram um conhecimento mais aprofundado da prática do que aprendem na sala de aula”.

Depois do Pleno, os participantes foram encaminhados ao auditório,_MG_5306.JPG onde assistiram a duas palestras ministradas por servidores da Casa. Marcos Torres de Brito, assessor do conselheiro Carlos Alberto Sobral, falou sobre “Agentes públicos à luz do ordenamento jurídico” e Fábio José da Silva sobre “Relativização constitucional do direito à estabilidade no serviço público”. 

Os temas das palestras são escolhidos levando em conta o momento de aprendizado do estudante em sala de aula. Para Gabriela Madureira, do 6° período, este é mais um ponto positivo dentro do dia de aprendizado que teve. 

“É a segunda oportunidade de vir aqui e participar desse projeto; vim de novo porque é uma boa experiência acadêmica. As palestras são muito didáticas, exemplificadas e de qualidade e assistir ao Pleno nos dá uma noção melhor da prática do Direito Administrativo”.  

​​