​​​​

Pacto pela Educação: Reunião debate perspectivas para volta às aulas presenciais em Sergipe

As novas medidas adotadas pelo poder público no âmbito educacional e o planejamento para a volta às aulas presenciais estiveram em pauta na reunião remota do Pacto pela Educação, realizada nesta quarta-feira, 14, por iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE).

O encontro virtual foi conduzido pela conselheira Susana Azevedo, juntamente com o procurador João Augusto Bandeira de Mello, do Ministério Público de Contas (MPC), coordenadores do Pacto. Eles reiteraram a necessidade de se buscar mecanismos para atenuar o prejuízo causado aos estudantes sergipanos devido à pandemia. 

“Foi uma tarde muito produtiva com a explanação dos técnicos da Seduc, que estão otimistas, organizados e com todas as diretrizes para a retomada do ensino que deverá ser híbrido, tanto presencial quanto com aulas remotas”, avalia a conselheira.  

Em meio aos trabalhos, houve explanações do secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Sobrinho, e do superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana.

Eles destacaram investimentos na compra de quatro mil computadores, ampliação do Data Center e instalação de fibra ótica em todas as escolas de Aracaju, bem como a ampliação das audioaulas, através dos programas na Rádio Aperipê, que terá alcance em todo Estado e serão lançadas na próxima semana.  

“Além da preocupação com saúde e higiene, nos preocupamos com a busca de suporte socioemocional dos professores, alunos e familiares, além manutenção do acesso aos itens da alimentação escolar; essas são algumas ações", afirmou o secretário.

Já o superintendente colocou que a Seduc fez o levantamento do tamanho de cada sala de aula, “fator determinante para estabelecer a quantidade de alunos e manter o distanciamento social nas 326 escolas estaduais”. 

O procurador Bandeira de Mello disse ter visto a ocasião como uma oportunidade fundamental para que os órgãos de controle se inteirem acerca dos planos da gestão estadual.  

“É importante buscar esse consenso entre Executivo e órgãos de controle para que a educação seja retomada com segurança, com todos os cuidados sanitários e pedagógicas, de modo que nenhum aluno fique para trás”, colocou.

O conselheiro Carlos Pinna também participou da reunião online, assim como a diretora técnica do TCE, Patrícia Verônica, o procurador-geral do MP de Contas, Luís Alberto Meneses, e a secretária municipal da Educação de Aracaju e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cecília Leite.

​​