​​​​

Live do TCE enfatiza a necessidade de preservação do patrimônio cultural

“Significado e valor do Patrimônio Cultural”, esse foi o tema da live realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), através da sua Escola de Contas (Ecojan), nesta sexta-feira, 11.

A iniciativa, transmitida no canal do Youtube do órgão, foi aberta pelo diretor da Escola, conselheiro Carlos Pinna, que destacou a trajetória dos dois palestrantes convidados, estudiosos da temática: o professor sergipano da PUC-RJ, Ernani Freire Filho; e o historiador e escritor, Thiago Fragata. 

Arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ), Ernani Freire Filho é um defensor da preservação do patrimônio cultural; coleciona em sua jornada a revitalização e reutilização de conjuntos de valor histórico e arquitetônico, uma missão reafirmada durante a palestra “Como e por que preservar o patrimônio”. 

”Quando você preserva, você requalifica o valor, vira um empenho atemporal, e isso se faz normalmente em espaços mais significativos, por isso a importância de preservar a arquitetura e que eles continuem fazendo parte da vida urbana com referência e identidade. Os imóveis e patrimônios históricos devem fazer parte da vida urbana, faz sentido de espaço público, faz pertencer às pessoas e assim as pessoas se sentem acolhidas. Quando me perguntam o que é patrimônio, respondo que tudo tem significado, e como o próprio nome diz, é herança do pai”, disse o professor.

Reconhecido por sua poesia, literatura e trabalho como agente cultural, Thiago Fragata, segundo e último palestrante, coordenou a bem-sucedida comissão de candidatura da histórica Praça São Francisco, localizada no município de São Cristóvão, à chancela de Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO, uma experiência compartilhada durante a ação do TCE/SE. 

“A Praça São Francisco é singular, única por todo seu conjunto. Foi também cenário de importantes manifestações do poder burocrático, religioso e popular”, relatou Fragata, que ainda destacou o papel fundamental do saudoso governador Marcelo Déda, que em 2005 contratou Marco Antônio Faria Galvão para organizar a propositura. 

“Nestes últimos 10 anos, falei sobre esse termo de compromisso firmado em 2010, e sigo firme no propósito de fazer São Cristóvão como destino turístico, tamanha relevância artística e cultural da cidade”, disse Thiago.

A Live está disponível, na íntegra, no canal do TCE/SE no Youtube.

​​