Inscrições abertas para o Seminário Dia Internacional Contra a Corrupção

​No próximo dia 2 de dezembro será realizado no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) o Seminário Dia Internacional Contra a Corrupção. Com inscrições gratuitas e abertas à sociedade, o evento é promovido pelo Fórum de Combate à Corrupção de Sergipe (Focco/SE), juntamente com o TCE e o Ministério Público de Contas (MPC).
O seminário, como indica em seu nome, surgiu da ideia de celebração ao dia de combate à corrupção que, de acordo com João Bandeira de Mello, procurador-geral do MPC, não é uma tarefa apenas os órgãos públicos, mas que deve mobilizar toda a sociedade.

“O evento acontece em uma data muito importante que merece ser marcada e debatida. Estaremos no dia 2 discutindo rumos e estratégias para mitigar e combater esse grande mal que é a corrupção. Então, toda a sociedade, como parte interessada no fim da corrupção, pode participar do seminário, não só os órgãos públicos, mas estudantes, professores, operadores do direito, todos os cidadãos. O evento vai ser muito interessante para, após as apresentações, debatermos sobre a corrupção e seu combate no nosso estado”, explicou Bandeira.

Como detalhou o procurador-geral, o seminário conta com palestras sobre o tema de combate e prevenção à corrupção; elas serão mediadas por profissionais com conhecimentos teóricos e práticos nessa abordagem.

A primeira palestra, “Estratégia nacional  de prevenção à corrupção”, será mediada pelo coordenador do Focco em Sergipe, Jackson Luiz (TCU); em seguida, Ana Paula Machado, do Ministério Público de Sergipe (MPE/SE), fala sobre “Prevenção e transparência: etapa final do projeto ONG transparente”; Fabrízio Silvestre, do Conselho Regional de Administração (CRA/SE) e Adenilde Silvestre, servidora do TCE/SE, tratam de “IEGM e IGM: conhecendo os indicadores de efetividades de governança municipal”; Bandeira de Mello encerra o evento com a palestra “Insights de economia comportamental para a eficiência da gestão pública e combate à corrupção”.

Dentre os palestrantes, Jackson Luiz destaca que, embora a corrupção em órgãos públicos seja um tema sempre debatido, nunca chega a sua exaustão. “É uma temática que está sempre na mídia, na cabeça da gente, pelo mal que causa a toda sociedade, pela corrosão dos recursos públicos que ela promove. Sempre retornar à prevenção à corrupção é fundamental para que a sociedade conheça o tema e ela também possa adotar as medidas para que ele, um dia, não seja mais um problema na despesa pública”.