Tribunal de Contas debate elaboração de manual de controle interno

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) tem debatido junto aos jurisdicionados a elaboração de um manual unificado de controle interno para utilização nos órgãos municipais e estaduais de Sergipe.

A novidade tem como parâmetro iniciativa da conselheira Susana Azevedo, que já assinou Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) no âmbito do Controle Interno com 14 municípios da área de controle e inspeção sob sua responsabilidade, sendo a adoção dos manuais uma das exigências.

Já na última quinta-feira, 31, a diretora técnica do TCE, Patrícia Verônica, esteve à frente de reunião na qual representantes do município de Rosário do Catete apresentaram seu manual - fruto do TAG assinado -, que poderá servir de modelo para os demais.
PHOTO-2019-11-04-16-25-17.jpg
Na ocasião, a Diretoria Técnica da Corte tomou a iniciativa de uniformizar procedimentos, de modo que foi composta a comissão de elaboração do Manual de Controle Interno para os órgãos e poderes municipais e estaduais de Sergipe, cuja coordenação terá como responsável o coordenador de Controle Interno do TCE/SE, Fábio Silva.

"Serão consolidadas todas as informações apresentadas para serem formatadas num único manual para atender municípios de grande e pequeno porte, órgãos municipais, estaduais e demais poderes. Além da formação da referida comissão, foi estabelecido cronograma para demais reuniões e outras tratativas operacionais", destacou.
PHOTO-2019-11-04-10-51-19.jpg
Também farão parte da comissão membros dos municípios envolvidos, como secretários municipais, incluindo Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, bem como da Secretaria de Estado da Transparência e Controle.

Em meio aos presentes na reunião estava o presidente da Associação dos Profissionais de Controle Interno do Estado de Sergipe (ACISE) e secretário de Controle Interno de Nossa Senhora do Socorro, Valter de Souza.